Maurício Teodoro
de Souza

Área acadêmica

Graduado em Educação Física pela Faculdade de Educação Física de Santo André; Pós-Graduado (Mestrado e Doutorado) pela Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas. Docente em Centros Universitários e Universidades particulares da cidade de São Paulo (FMU, UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU, UNINOVE, UNICASTELO, UNICID, entre outras) nos últimos 30 anos atuando nos cursos de graduação em Educação Física, Enfermagem e Pedagogia, e na pós-graduação “Lato Sensu”em Educação Física; Neste período, também, atuou como professor temporáriono curso de graduação em Educação Física das instituições públicas USP, UNICAMP e INSTITUTO FEDERAL DO SUL DE MINAS.


Área científica

Autor de artigos científicos e capítulos de livros sobre aprendizagem em geral e, especificamente, aprendizagem em Educação Física. Membro do corpo de editores da Revista Brasileira de Ciência e Movimento. Pesquisa aspectos educacionais e filosóficos da área Educação Física com ênfase em: Metodologia de Ensino; Manifestações Corporais e Teoria da Complexidade. 


SILVA, B. V. F; SANTOS, R. H.; SAVAREZZI, G. R; SOUZA, M. T; GIMENEZ,R. Teaching strategies in physical education: a confrontation between directive and indirective styles in volleyball learning. J. Phys. Educ. v. 31, e3168, 2020.

SOUZA, MT; SANCHES-NETO, L; OVENS, A. Corporeidade: aproximações atemporais entre os pensamentos filosóficos para uma perspectiva complexa da educação física escolar. Revista@mbienteeducação. São Paulo: Universidade Cidade de São Paulo, v.12, n. 1, p. 96-107 jan/abr 2019.

MARQUEZI, M. L; UZUNIAN, M. A; GIMENEZ, R; SOUZA, M. T. Substrate oxidation pattern during cardiorespiratory exercise prescribed by different methods. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 31, p. 373-383, 2018.

SOUZA, M. T.; SAITSU, A. C.; GIMENEZ, R. Prática pedagógica e o conhecimento declarativo de alunos do Ensino Fundamental II sobre a Cultura de Movimento. Horizontes (EDUSF), v. 36, p. 57-72, 2018.

SOUZA, M. T. A corporeidade como demonstração da natureza universal e via de acesso do ser humano à consciência transcendente. In: SANCHES NETO, L; OKIMURA-KERR, T; VENÂNCIO, L; FREIRE, E.S. (Org.). Educação física escolar: diferentes olhares para os processos formativos. 1ed. Curitiba: CRV EDITORA, 2017, v. 25, p. 101-114.

SOUZA, M. T. A paralaxe do conhecimento: da escola que ensina à escola que aprende. REVEDUC – Revista Eletrônica de Educação (SÃO CARLOS), v. 10, p. 345-358, 2016.

Área técnica

Atua como Gestor Técnico do Projeto Cruyff Court São Paulo – Futebol Social desenvolvido pelo Instituto Plataforma Brasil (IPB) em convênio com a Cruyff Foundation, fundação criada pelo atleta holandês Johan Cruijff, de quem recebeu o prêmio de melhor Cruyff Court em 2011. Atuou como Preparador Físico da equipe de Futsal, categoria Principal, do E.C. BANESPA tendo participado das conquistas dos títulos de Campeão Metropolitano, Campeão Estadual e Campeão Brasileiro entre 1990-1993 e, também, foi Preparador Físico da SELEÇÃO PAULISTA DE FUTSAL, categoria Principal, Vice-Campeã Brasileira em 1991.